Versões para PC da franquia e suas tecnologias

Àqueles que dependem do computador para jogar os seus games prediletos, sabe muito bem do que eu estou falando, inclusive se estiver relacionado à franquia Resident Evil. De longe, utilizar esta plataforma como console principal é verdadeiramente convidar-se ao desapontamento, ou no mínimo a paciência de esperar muito mais para receber um título.

Demora...

Lançar um título muitos meses depois do lançamento oficial já é um pouco chato, isso porque você não acompanha outras pessoas que já estão jogando. Informações e extras novos saem aos montes para consoles, mas a versão PC ainda permanece em andamento ou obsoleta. O que acontece, muitas vezes, é a recompensação de alguns extras e adicionais que tornam-se exclusivos para o PC. Bom... Pelo menos nos primeiros meses.

Os títulos da franquia que foram para o PC

Grande parte dos títulos da franquia principal contém uma versão para o computador. Em contagem, temos o Resident Evil 1, 2, 3: NEMESIS, 4, 5 e, no futuro, o Resident Evil 6 e o relançamento do Revelations. Os três primeiros seguem a normalidade presente nos ports para Play Station. Já o Resident Evil 4 é muito mais do que uma vergonha para a CAPCOM, pois o título nem consegue ser um port direto das versões feitas para os consoles. A empresa até mesmo já anunciou que preferia esquecer este port para computador, pelo fato de sua estranha natureza. Para melhorar a experiência, surgiram diversas modificações que visaram a produção gráfica que a empresa não fez no título. Com o trabalho de fãs, porém, você consegue uma experiência mais rica, até melhor ou igual que a remasterização em HD de Resident Evil 4 para Play Station 3 e Xbox 360.

Em Resident Evil 5, a empresa conseguiu obter uma evolução em termos de plataformas feitas para computadores. O belo gráfico, muito superior às versões encontradas para os consoles de mesa, chegou a vir até mesmo compatível com a tecnologia 3D Vision da NVIDIA, gráficos polidos e texturas muito mais vívidas. Para compensar, a empresa ainda trouxe o extra "No-Mercy", que aplicava dezenas de armas biológicas contra você ao mesmo tempo no modo Mercenários. Até aí, tudo bem. Quando aplicamos mais um pouco de tempo, vemos "Gold Edition" surgirem exclusivamente para os consoles, a versão suprema do título com extras que deveriam estar no game desde os primórdios. "Lost In Nightmares", por exemplo, é um extra que não deveria ser deixado para trás pelos fãs. E mais uma vez, PCs sendo esquecidos.

Um futuro mais pungente?

Dois títulos importantes estão vindo por aí aos computadores: Resident Evil: Revelations e 6. O primeiro mostrou uma verdadeira transformação gráfica, enquanto o segundo nem parece ser o mesmo jogo. Falando de extras, ao menos dessa vez todos os DLCs estarão vindo para os jogadores que dependem de seus computadores para a sua própria diversão. Espero, profundamente, que estes títulos mudem esta regra que convivemos a tanto tempo e que os jogadores de PC sejam mais corroborados por tanto tempo de espera.