Meu clássico predileto: As versões anteriores ao CODE: Veronica

Voltando a discussão que começou com os jogos mais "modernos", vamos agora conhecer um pouquinho mais do que muitos costumam chamar de Resident Evil "clássicos". Talvez esse termo impossibilite muitas pessoas de conhecer as versões anteriores ao título CODE:Veronica, simplesmente pelo fato de ser um "clássico". Mecânica diferente, abordagem do enredo bem mais claros, ou até mesmo gráficos que estão um tanto ultrapassados; são os principais problemas que censuram os jogadores a conhecerem jogos que enraizou Resident Evil no mundo. Se você é um deles, convido-lhe a ler este artigo. Quem sabe você não muda de ideia?

Por que tão... Diferentes?

Às vezes você pode chegar a essa pertinente indagação: "Por que são tão diferentes?". Se realmente formos fazer uma análise, com certeza o relatório seria enorme. Resident Evil sofre constantes evoluções e vemos a franquia crescendo absurdamente dia-a-dia. Junto com isso − do mesmo modo como ressaltei no artigo anterior , as pessoas mudam e isso inclui gostos e preferências. Enquanto antes os jogos numerados de Resident Evil tendiam a fazer você passar inúmeras vezes pelo mesmo cenário em busca de uma chave − algo que hoje muitos jogadores achariam tedioso −, as versões atuais trazem consigo uma mecânica simplificada, ligeira e fácil. A empresa responsável pelo game − em nosso caso, a CAPCOM − tende a seguir a preferência do público, tal como a preferência da comissão organizadora. Em suma, é o próprio público, tempo e espaço que fazem a série sofrer alterações.

Um susto aqui, um susto ali

Que tal largar o arsenal e partir para uma mansão com uma Beretta, apenas um clipe de balas e spray de primeiros socorros? É justamente isso que o primeiro jogo da série nos convida a experimentar. A sensação tenebrosa de andar em corredores escuros associados a um acidente biológico fatal pode tornar-se o seu pior pesadelo. E principalmente quando os cientistas não estão totalmente mortos, mas... [Vocês já sabem o final da história]. E o resultado disso? HORAS DE JOGATINA.


Uma situação bem diferente

Esqueça os ricos Gañados e Majinis que lhe dão toda a riqueza e munição do mundo para derrotar Saddler e o saturado do Wesker. Além disso, deixe o Merchanter tirar umas férias por um bom tempo. Prove a sensação de passar pelas ruas de Raccoon City totalmente devastadas, com uns e outros zumbis esperando-lhe para o jantar − se bem que você é um prato e não o convidado. Ou então tente entrar na delegacia de Raccoon e enlouquecer naqueles corredores sombrios e perigosos. Cuidado com prováveis Lickers que aparecerão.

Salve balas, mas não esqueça de sua vida!

Às vezes tomar decisões é bastante complicado, e os jogos "clássicos" permitem que observemos isso. É comum ter de decidir entre um pente de balas ou se existe a possibilidade de salvá-lo e passar pelas ameaças biológicas do próximo cenário. Resultado disso é tremer no controle na sala de Save, único local onde você aparentemente estará seguro. Uma escolha errada é igual à morte.

Mecânica diferenciada

A mecânica dos jogos mais clássicos são bem diferentes em comparação aos dos mais modernos [É claro]. Largando o gênero shooter, eles mostram realmente a ideia de susto, medo, NEMESIS, Mansão Spencer, Raccoon City e Rockfort. Em outras palavras, survival horror. É impossível para jogadores "fichinhas" da série não questionar o modo como a franquia foi tão além desde o Resident Evil 4, mas fomentar guerras sem sentido fazem, além de impossibilitar a visita de novos jogadores ao estilo inicial, culminarem certo "estereótipo" de que os títulos clássicos já foram ultrapassados, portanto, inúteis a novos usuários. Para quem é mais conservador e não parte para guerras sem sentido, isso verdadeiramente entristece. O que vemos é uma sociedade que fala a mesma língua, mas não conseguem corresponderem seus próprios dialetos.

Jogável?

Se por um lado os jogos atuais possuem uma câmera mais viável às nossas necessidades, os aspirantes em termos de enredo podem encontrar produções mais consistentes no passado. Caso goste de um bom enigma, é legal sair por diversos corredores em busca de uma chave. A sensação sombria e assustadora do game chegará até você, e será uma experiência inesquecível. Se você ainda não conferiu os títulos anteriores ao CODE: Veronica teste-os já e volte depois para contar a sua história. Mas, caso já os tenha completado, deixe a sua marca agora mesmo nos comentários.