Contos: 'Alicionismo'

“Alicionismo” é um termo utilizado frequentemente por muitos admiradores e fãs da franquia. Em alguns aspectos o alvo de “impertinências” é o destaque para uso do conceito. Por isso, decidi selecioná-lo como o nosso segundo tema para a série de “Contos”. Que comece a discussão! 

Ismo, ismo?

Antes de começar a tratar do assunto bruto, vale ressaltar que o sufixo “ismo” possui uma parcela alta de significados, mas no nosso caso é exclusivamente a situação de “sistema”, “composição”. Similarmente ao heliocentrismo e geocentrismo, Alicionismo refere-se ao centro de um sistema em específico, que designa todos os outros. Em outras palavras, toma Alice como um sistema, sendo o código-fonte. Porém, entender o termo brutalmente assim pode ser o seu pior erro. 

O termo errado, e certo

A Alice é, sem dúvidas, a principal dos filmes. Cansamos de saber que muitos reclamam sobre o trabalho de Milla Jovovich, e que grande parcela gosta. É difícil entender em alguns casos tanta crítica estranha, e dá até medo de ler quando “Alicionismo” está contido no meio. É automático: Não vem coisa boa por aí. Só esse motivo gera bastante intriga, tanto para quem usa como para quem não faz jus. É pejorativo, crítico, e ao mesmo tempo, carinhoso [risos]. Embora tenha tanta controvérsia, quem nunca gostou de tal cena nos filmes?

Uma discussão enraizada há uma década

Novidades são bem recebidas, ou não. O mesmo acontece com os longas da franquia. Eles têm o seu público de fãs que curtem, e os que criticam negativamente. De qualquer modo, é um modo que muitos possuem de proteger e opinar sobre aquilo que gosta. De modo algum estão errados, mas ridicularizar com o vizinho que curte a Alice se torna uma ofensa. Você pode achar que é ruim, dizer que não foi legal, o enredo pecou, isso e aquilo. Mas lembre-se que caso seu amigo goste dos filmes, respeite a opinião dele, e receberá o mesmo em troca. 

Os problemas, os erros, as controvérsias e impertinências

Infelizmente esse termo é usado amplamente em toda a série. Alice se tornou um elemento de confusão, intriga, brigas e amplas discussões. Alimentar-se com este tipo de conceito pode ser um grave problema, e transformar o caos em realidade. A personagem é a principal, e isso é muito bem mostrado para tudo e todos. Se você quer proteger algo da franquia, é bem-vindo para dizer. Os filmes não são perfeitos, mas carrega bons e divertidos momentos, mesmo que o enredo peque em excesso. Se estiver insatisfeito com o enredo, leve apenas para o lado da diversão, e veja o filme como uma maneira diferente de “entretenimento”. “Alicionismo”, verdadeiramente, é só mais um modo carinhoso de tratar a Alice. Mesmo que ofensivo e impertinente, existe. Ressalto uma dica final: use com moderação. E acabamos por aqui.